



Projeto Palaninho - D`après Portinari
por Sérgio Campos
O projeto com a iniciativa do artista plástico Sérgio Campos de criar Portinari em esculturas, a partir de seu universo pictórico, é uma viva manifestação de admiração e uma sincera homenagem ao maior pintor nacional de todos os tempos.
A ideia de interpretar suas figuras surgiu das muitas reflexões entre João Candido Portinari e Sérgio Campos há pelo menos duas décadas, quando se questionavam sobre o conjunto da obra, grande parte ainda restrita a coleções particulares e, principalmente, a carga de tridimensionalidade que ela continha, aliada ao mais alto grau de humanidade. Durante todos esses anos o desejo de realizar as esculturas ficou latente.
Como resultado da convivência próxima com a obra do pintor através do Projeto Portinari e a conclusão do catálogo raisonné, trabalho de inestimável valor para a cultura nacional, o artista se sentiu determinado a mergulhar na criação.
O projeto PALANINHO – D’après PORTINARI – como é conhecido, contempla um conjunto abrangente e representativo da obra de Candido Portinari.
Cada escultura tem uma tiragem limitada, numerada e assinada. Parte da coleção está disponível a colecionadores particulares e outra, a instituições privadas e públicas, com o objetivo de torná-las acessíveis ao público.
“A criação das esculturas a partir da obra de Portinari, por Sérgio Campos, tem a autorização exclusiva do detentor dos direitos autorais de Candido Portinari.